Instituição

A Beata Madre Matilde nasceu em Robledilho de la Vera, Cáceres – Espanha e é fundadora das Filhas de Maria Mãe da Igreja. Soube navegar na rede do seu tempo procurando descobrir caminhos de resposta às necessidades sociais. Dedicou toda a sua vida aos pobres, aos doentes e às crianças necessitadas. É nesta linha que em 1955 foi inaugurado o Instituto Madre Matilde, sendo directora a Madre Jacinta Manzano, e que em 1956 abriu portas a estudantes.

Atualmente, o Instituto Madre Matilde, é uma I.P.S.S. que procura estender a mão e fazer sonhar meninas a quem um dia roubaram o sol e o sonho. A instituição a que chamamos casa acolhe meninas entre os 3 e os 21 anos de idade. Se bem que não substitui a família, nem tem pretensão de o fazer, o Instituto procura criar no seu quotidiano um ambiente verdadeiramente familiar aberto à sociedade, participando em eventos e atividades da comunidade. O Instituto Madre Matilde procura ir inovando ao nível das metodologias de abordagem, mas mantendo-se sempre fiel aos princípios da moral social e da moral familiar cristã, tão próprios da sua matriz fundadora.

Para além do Lar de Infância e Juventude, o Instituto Madre Matilde desenvolve outra resposta social que é o Jardim de Infância que conta com 44 crianças dos 3 aos 6 anos. Os pilares da educação, da moral e da moral cristã são também objecto de ação desta valência.

Nesta instituição, seja em qual das respostas for, procura-se seguir verdadeiramente o lema da Madre Matilde e fazer com que: “Toda a nossa vida seja um ato de amor”.

Mais informação pode ser encontrada em:

Madre Matilde

História

Artigos Sobre a Instituição

Orgãos Diretivos

Anúncios